domingo, 10 de julho de 2011

Rodoanel trecho norte e as mudanças do traçado em Guarulhos


Em 25 de maio de 2011, como acontece toda quarta-feira às 18h, o comitê central contra o traçado do rodoanel e o modelo de construção corte aterro se reuniu na câmara de vereadores de Guarulhos. Plínio Soares, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Guarulhos, apresentou um vídeo da maquete eletrônica com a vista aérea de todo o percurso do rodoanel trecho norte. O vídeo mostra o percurso original que a Dersa propôs no projeto que está sendo avaliado para licenciamento e implantação. Sendo assim, não mostra as alterações do traçado acordadas através de reivindicação dos representantes populares (sociedade civil, organizações não governamentais, indústrias, e órgãos públicos).

 As alterações conseguidas evitaram desapropriação e a fragmentação dos bairros como o Jardim dos Cardosos no Cabuçu. Nesse trecho a nova proposta prevê a construção de um pequeno túnel de aproximadamente 260m, evitando a desapropriação de aproximadamente 340 residências.






No bairro de Bonsucesso, a proposta é que o traçado seja desviado por cima do Parque Residencial Bambi, não segregando o bairro.

Algumas reivindicações ainda não foram atendidas pela Dersa. É o que acontece na Vila União.  A justificativa para o não atendimento das reivindicações de 380 famílias diretamente afetadas é de que as pistas do rodoanel não podem ser construídas em áreas protegidas, como o Patrimônio Histórico do Parque Natural Municipal da Cultura Negra Sítio da Candinha e o Parque Estadual da Cantareira, início de uma contígua mata da Reserva da Biosfera. No trecho da Vila União segue a proposta de um túnel de 1130m que desemboca em uma ponte de +/- 550m e atinge o topo da Vila União, a partir dai as pistas seguem em corte e aterro pelo limite do Jardim Bananal e Parque Santos Dumont.

A população da Vila União luta para que seja revisto o traçado que afeta as 380 casas, e é sem duvidas que a publicação desse vídeo torna-se um forte argumento dos diretamente afetados pelo rodoanel, para solicitar outras opções de construção e traçado como, por exemplo, um túnel que passe subterreamente entre o sitio da Candinha e o Parque da Cantareira e termine próximo da pedreira Reago. Além disso, a opção por um túnel passa a ser muito interessante já que abre discussões para outras opções de acesso ao aeroporto, que ainda não tem um traçado definido.

Em nossa opinião, esse vídeo mostra o mínimo que todos nós deveríamos ter tido acesso desde o inicio. O mínimo que deveria ter sido apresentado desde a primeira audiência pública.

As linhas amarelas em volta da pista significam que ali haverá corte ou aterro. Assista, reflita, construa uma opinião e participe de Guarulhos de ponta a ponta!

Do Guarulhos de ponta a ponta


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