domingo, 24 de julho de 2011

Rodoanel deixa o povo sem água em Mauá

Só tem água que passarinho não bebe


Fornecimento de água é precário no Pq. São Vicente

Moradores do Parque São Vicente, em Mauá, reclamam de problemas no abastecimento de água. No bairro, é comum o fornecimento ser interrompido ao menos duas vezes por semana. E não há outra alternativa a não ser esperar pela volta do serviço. Roupas sujas se acumulam nas máquinas de lavar e nos tanques, pias ficam cheias de louça, e um dos casos mais graves é na Escola de Educação Infantil Galileu, que atende 40 crianças de três meses a 5 anos.

Quando a água não chega no encanamento, a diretora da unidade, Kenia Azevedo Fernandes, começa a pensar em alternativas para não deixar a criançada suja e com sede. Compra garrafas de água mineral, pede a compreensão dos pais e liga constantemente para o Sama (Saneamento de Mauá). A situação persiste há mais de um ano.

Em dezembro, por exemplo, ela pediu aos pais dos alunos que levassem um garrafão de água cada um. Nesta semana, o banheiro dos meninos ficou interditado. "Os garotos precisaram usar, mas a caixa-d'água estava vazia e eles não puderam", disse Kenia.

Ela não deixou o problema ficar assim por muito tempo. "Comprei várias garrafas de água. Mas é ruim isso, pois teve vezes que as crianças foram embora sem banho", queixou-se.

Na rua do técnico de segurança Marcos Edvaldo Delgado, 40 anos, a água voltou apenas na tarde de ontem. Consequências: varal de casa cheio de roupas e muito mais ainda dentro da máquina de lavar. "E a conta chega todo mês, sem atraso. Isso é um desrespeito com os moradores", reclamou.

As queixas são repassadas para a autarquia. Mas a dona de casa Maria de Fátima Azevedo, 47, disse que cansou de ligar. "Liguei tanto um dia que a atendente falou que eu deveria levantar à noite, quando a água costuma chegar, e lavar minhas roupas", contou.

A Sama informou, em nota, que os problemas no abastecimento são causados pelas obras do Trecho Sul do Rodoanel e por construções no bairro. "Obras que em inúmeros momentos danificaram as redes de abastecimento, causando transtornos tanto aos moradores daquele bairro quanto de outras localidades atendidas pela mesma rede de distribuição."

Do Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário