Quatro anos após o início das obras;
o Rodoanel foi entregue
no dia 1º de abril de 2010.
Porém, o trecho sul, que interliga Mauá com as mais
importantes rodovias que cruzam o Estado de São Paulo, ainda não havia sido
finalizado na região que corta o município. Estão inacabados alguns detalhes
chamados “acessos”, que fazem a pista do Rodoanel chegar e sair da cidade.
Os acessos são extensos e envolvem complicações, que dizem
respeito a desapropriações em alguns pontos de Mauá, como no Jardim Oratório
(que teve mais de 2.300 famílias removidas); investimentos em trevos,
viadutos e alargamento de pistas (que chegam a R$ 82 milhões); sincronização do
tempo dos semáforos nos cruzamentos; aumento no número de faixas de circulação
de carros em avenidas que comportam a mudança e mapeamento das melhores rotas
de fuga da região e vias de cidades vizinhas, para que os motoristas sejam
induzidos a usá-las.
Mesmo com os acessos em construção, o Rodoanel já começou a
mostrar a sua cara à população mauaense. A avenida Papa João 23 está recebendo
novo formato, com algumas alças de entrada e saída da pista principal do
Rodoanel.
Já na avenida Alberto Soares Sampaio, no bairro Capuava,
ainda faltam mais alguns detalhes para o seu término, como alças de acesso,
correção imediata do asfalto e iniciativa para melhora do trânsito naquela
região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário