quarta-feira, 15 de junho de 2011

Excesso de poeira e rachaduras nas casas durante construção do Trecho Norte preocupam moradores do Bananal



Fazenda Bananal – “Sítio da Candinha”, Guarulhos/SP – Remanescente de senzala. 
Será que o Rodoanel vai passar por cima?


Os impactos ambientais que a construção do trecho norte do Rodoanel causará ao bairro do Bananal, em Guarulhos, foram preocupações expressadas pelos moradores que participaram da audiência pública com representantes da Dersa, nesta terça-feira (14/6). Esta foi a quarta de uma série de dez reuniões propostas pelos deputados do PT para que a população das áreas afetadas tenha suas dúvidas esclarecidas e exponham seus problemas para que Dersa apresente uma solução.

Uma das principais preocupações da região são os impactos que a obra propriamente dita causará, como a poeira, devido ao grande volume de terra que será retirado e realocado, assim como as possíveis rachaduras nas residências. O bairro do Bananal não terá quase desapropriações, mas os moradores deverão sofrer várias consequências com a proximidade do canteiro de obras.

Segundo a Dersa, várias medidas preventivas serão tomadas para a amenizar os problemas, com a implementação de programas ambientais antes da obra. “Vai ter poeira, sim. Mas vamos trabalhar o tempo todo umedecendo o terreno para diminuir este problema”, explicou o representante da empresa.
Ainda segundo a empresa, a população contará com uma equipe de profissionais prestando assessoria durante todo o tempo de duração da obra para esclarecer dúvidas e resolver os problemas de imediato.

Os moradores também explicitaram preocupação com as cerca de 60 áreas escolhidas para colocar a terra excedente do canteiro de obras. São as chamadas “áreas de apoio”. Para a Dersa, houve apenas um levantamento preliminar para a escolha destas 60 áreas, mas que agora deverão ser licenciadas e, caso não sejam adequadas, outros locais serão escolhidos. “A intenção é utilizar áreas já degradadas para a terra ser colocada e depois vamos deixar o local recuperado, inclusive com o plantio de vegetação”, afirmou o representante da Dersa.

Desapropriações

Outra preocupação dos moradores, que tem sido recorrente em todas as audiências, são como as desapropriações das casas. O representante da Dersa foi bastante questionado sobre os valores das indenizações  e, no caso de lotes irregulares, como se dará o processo de retirada das famílias. Segundo a Dersa, as indenizações obedecerão os valores de mercado e para as famílias que ocupam lotes não regularizados serão oferecidas novas casas com localização próxima ao local atual.

Do PT ALESP

Veja as fotos da Audiência Pública do Jd. Bananal





Nenhum comentário:

Postar um comentário