terça-feira, 2 de agosto de 2011

BID abre painel para investigar obra do Rodoanel


Moradores da Serra da Cantareira há mais de 50 anos, Mauro Victor (à direita) e Luiz Bettarello 
estão contra a construção do trecho Norte do Rodoanel
  
Com Estudo de Impacto Ambiental paralelo, ambientalistas da Serra da Cantareira pedem ao banco suspensão de financiamento.

Principal vitrine do PSDB nas eleições de 2012 e 2014 e maior obra viária em execução no Brasil, o Rodoanel Mário Covas, em São Paulo, corre o risco de perder parte significativa de seu financiamento graças à ação de um "exército de Brancaleone" formado por ambientalistas da Serra da Cantareira.

Liderados pelo engenheiro agrônomo Mauro Moraes Victor, que foi um dos fundadores do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema), e pelo médico homeopata Luiz Bettarello, o grupo tem a retaguarda de 60 ONGs da região.

Para impedir as obras do trecho Norte, que passa pela região da Serra da Cantareira, na Zona Norte da capital paulista, eles recorreram ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) pedindo a suspensão do financiamento de R$ 2 bilhões prometido pelo organismo ao governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Com conclusão prevista para o ano eleitoral de 2014, o trecho Norte tem custo estimado de R$ 5,2 bilhões e deve ligar o Aeroporto Internacional de Guarulhos com a Rodovia Fernão Dias. O trajeto ainda leva aos trechos Oeste e Sul do Rodoanel, que estão em operação e ligam as Rodovias Bandeirantes e Anchieta, facilitando o acesso a Santos.

Até agora, os ambientalistas venceram duas batalhas ao apelar diretamente ao BID. "A primeira foi em 1987, quando a prefeitura tentou construir uma avenida que cruzava o Parque da Cantareira; e a segunda, em 2000, quando o Governo Federal tentou fazer o Rodoanel", diz Luiz Bettarello, ao mostrar recortes de revistas e jornais que noticiam a suspensão dos recursos do BID.

Nas últimas semanas, os ambientalistas conseguiram mais uma vitória importante e que acendeu a luz amarela no governo estadual. O BID instalou um painel de investigação para averiguar as denúncias apresentadas ao banco no formato de Estudo de Impacto Ambiental paralelo. O documento foi feito em inglês e tem 116 páginas.

"O BID aparece como parceiro nas propagandas do governo paulista. Isso é propaganda enganosa", afirma Mauro Victor. Para ele, enquanto a demanda do grupo não for julgada internamente no banco, os recursos não podem ser liberados.

Ao ser questionado sobre a investigação pedida pelo grupo, o secretário de Transportes de São Paulo, Saulo de Abreu, minimizou o caso. "Alguns moradores não estão muito contentes com a obra. Se fosse tudo no meio de uma fazenda, não teria problema. No meio da cidade, toda obra gera problema. De qualquer forma, está tudo certinho com o BID. O dinheiro vai sair na medida do desembolso", diz.

Laurence Casagrande Lourenço, presidente da Desenvolvimento Rodoviário S.A (Dersa), estatal responsável pela obra, é mais cuidadoso. "De fato, um processo foi aberto no BID e está em análise. Mas, da mesma forma que recebe as denúncias do Mauro Victor, me consultam para saber o que está acontecendo. Até agora, tivemos êxito", afirma.

"Nas três missões do banco ao Brasil, fomos para a fase seguinte. Por isso, não temos motivos para acreditar que o dinheiro não vai sair". Ainda segundo o presidente da Dersa, a expectativa é assinar o primeiro dos dois contratos até dezembro.

"Mas, desde abril deste ano, temos autorização do banco para gastar. Os cofres do governo serão ressarcidos quando sair o financiamento. O grupo do Mauro Victor é pequeno, mas muito organizado. Talvez o banco tenha um pouco mais de cuidado antes de conceder o financiamento, seja mais conservador, como um bom banco deve ser".

O escritório do BID no Brasil confirmou a instalação da investigação sobre as denúncias em Washington. Até o fechamento desta edição, a assessoria técnica do banco não havia respondido se o rito de averiguação pode travar o envio dos recursos. No site da instituição, o projeto do Rodoanel aparece como "em preparação" e não como "aprovado".

Rodoanel vai servir para expulsar o pobres da Serra da Cantareira, diz Bruno Covas

Rindo da cara do povo. Vamos passar o trator em cima da população.
Cuidado, ele quer ser prefeito de SP!
P - Qual será o impacto ambiental da obra do trecho norte do Rodoanel na Serra da Cantareira? Ambientalistas e moradores temem um cenário devastador...
R - A ideia da obra é conter o avanço da população sobre a Serra da Cantareira. Ela vai servir inclusive como um obstáculo à ocupação. A obra vai conter a expansão da cidade. Se a área de preservação ambiental não for cuidada, ela acaba em ocupação.




P - Todas as pendências ambientais relativas a obra do trecho norte do Rodoanel foram resolvidas?
R - A obra não está 100% aprovada. A Dersa ou o reponsável pela obra ainda precisam apresentar uma série de documentos para obter a licença de instalação. Várias ações ainda precisam ser feitas, como pagamento de compensação ambiental.




P - Qual a importância dessa obra para o projeto do PSDB em São Paulo?
R -É uma obra que está há 14 anos sendo feita. É uma promessa de campanha que o governador Geraldo Alckmin está cumprindo. Em 2014 a população vai avaliar o que foi feito. 
Veja a integra da entrevista do higienista, ops, quer dizer, Secretário do Meio-Ambiente do Estado de São Paulo ao jornal Brasil Econômico clicando AQUI

- FALA SÉRIO SRS. RESPONSÁVEIS!

Matéria do Estadão de 28/07/2011 (veja abaixo), investiga que muitas das compensações prometidas para mitigar a obra de ampliação da Marginal do Tietê não foram implantadas. A “prometedora” é a Dersa. A “fiscalizadora” é a SVMA – Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

As mesmas que prometem fazer e prometem fiscalizar as mitigações do trecho Norte do Rodoanel.

Foi para compensar a impermeabilização que as fotos abaixo revelam, que houve o compromisso de plantar árvores e outras providências. A matéria questiona os resultados das compensações. Como disse um técnico na entrevista, as mitigações não dão Ibope… e lenhe-se a cidade.

Marginal, da ponte do Limão - Setembro/2009

Marginal, da ponte do Limão - Julho/2011

 Do Blog do Rodoanel  do ZN na Linha

Pronta, Nova Marginal fica sem verde, tecnologia e acessibilidade prometidos 15 mil árvores não foram plantadas